24 de julho de 2011

Almoço de domingo

E o almoço de hoje foi...

Conchiglioni a Miriam
modesta? Eu? Porque não? Bolei sozinha... rsrsrsrs

Semana passada fomos ao mercado e encontramos essa massa conchiglioni, um achado. Peguei logo e fiquei bolando o que fazer com ela. Me inspirei em alguns recheios que já fiz para canelones.

Ainda não sabe do que eu tô falando? Conchiglioni é aquela massa em forma de concha... conchiglioni... concha... entendeu? Tá... olha a foto aqui:



Então, vamos cozinhar?

Ponha cerca de 2,5L de água para ferver numa panela grande, um fio de azeite e sal a gosto e cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem - aqui levou 7 minutos até que a massa ficasse em al dente.

Depois de pronto retire a massa da água quente e coloque-a sobre um escorredor e então lave em água corrente até que esfrie - para que cesse o cozimento da massa por completo - Espere esfriar para então rechear.

Recheio:

400 g de ricota fresca
2 dentes de alho amassadíssimos
150 g de peito de peru defumado
1/2 xícara de uvas passas pretas
1/4 xícara de salsinha picada
3 azeitonas pretas picadinhas
sal a gosto
noz moscada ralada na hora a gosto


Passe a ricota no processador - ou amasse-a no garfo. Tempere com o alho e o sal, misturando bem. Acrescente os demais ingredientes e torne a misturar até que tudo se incorpore e fique assim:



Faça o molho de tomate caseiro ou use o pronto de sua preferência . Eu faço assim: Numa panela coloco 1 cebola grande cortada grosseiramente e dois dentes de alho bem amassados para dourar em um fio de azeite. Acrescento então 3 tomates grandes, picados e com semente. Misturo tudo. Acerte o sal e se desejar coloque ervas - eu uso manjericão e um pouco de orégano. Tampe a panela e deixe em fogo baixo até que o tomate desmanche. Mexa de vez em quando e se nescessário acrescente um pouco de água para que não seque até que o tomate desmanche. Quando estiver pronto bata tudo no liquiificador.

Montagem do prato:

Forre o fundo de um recipiente - próprio para forno - com 1/3 do molho e reverve.

Pegue o conchiglioni e preencha com uma colher de sobremesa bem cheia do recheio.



Arrume-os na travessa sobre o molho, um ao lado do outro, e no final cubra com o restante do molho. Cubra com papel alumínio.

Leve ao forno pré aquecido, a 180 C por cerca de 30 minutos.



Agora é só se deliciar...

Olha a fumacinha saindo do prato:



Momentinho maldade:



Nem preciso dizer o quato que ficou bom... a explosão de sabores na mordida estava incrível. Dá próxima vez vou acrescetar nozes ou castanha do caju picadinha... ah eu vou sim!!

Beijos e boa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário