19 de setembro de 2014

Viajando com as crianças... 2 dias em Viena

Nosso primeiro destino foi Viena. Chegamos lá no início da noite e nosso hotel ficava bem próximo a Catedral de Stephansdom o que nos deixou a apenas alguns minutos de caminhada de alguns pontos turísticos. Da varanda do nosso quarto tínhamos uma vista privilegiada.

Ao centro Stephansdom, a esquerda a
Universidade de Viena e a direita o Hotel Regina

Tínhamos apenas 2 dias e por isso fizemos um roteiro - que não seguimos muito bem - para não deixar passa tudo o que queríamos conhecer.  Confesso que 2 dias são pouco para conhecer Viena, mas conseguimos fazer muita coisa. Nos surpreendemos com os inúmeros museus que tem na cidade e se você quiser tempo de ver pelo menos metade deles, programe mais um dia pela cidade.

Dia 1:

No primeiro dia optamos peço Hop on Hop off, um serviço de ônibus que nos leva aos principais pontos turísticos, onde você pode entrar e sair o quanto quiser. Em Viena, esse serviço dispõe de 4 linhas diferentes que cobre praticamente todos os pontos turísticos interssantes.

Saindo do hotel caminhamos pela Universidade de Viena e de lá seguimos para o Rathas Plaus - sede da prefeitura de Viena e onde estava havendo um festival cultural  com apresentações e uma feira gastrônomica.

Universidade de Viena

Rathas Plaus

Bem ali na frente embarcamos no ônibus e fomos até a Ópera de Viena. Linda!!

Ópera de Viena



De lá resolvermos caminhar até o Schlöss Belvedere passando pelos belos jardins de Karlsplatz - bem em frente a Karlskirche (igreja de St. Charles) e pela rua das embaixadas.

Os jardins de Karlsplatz e Karlskierche ao fundo

O Schlöss Belvedere é dividido em dois grandes palácios, o Belvedere de cima - onde fica a obra "O Beijo" de Kilnt -  e o Belvedere de Baixo,  com um belo jardim entre eles. Me disseram que nesses jardins fica um lindo labirinto vegetal, mas não sei se pela época que fomos - no verão - estava tudo seco e  bem podado. Ainda assim vale a visita. O lugar em si é lindo e as meninas amaram correr no jardim e se molhar com os regadores automáticos.

 Schlöss Belvedere de cima

 Schlöss Belvedere de baixo

Jardins do  Schlöss Belvedere

Será que esse é o labirinto??

Hora de refrescar!

De lá seguimos para a programação surpresa que tinhamos planejado para as crianças, afinal de contas já passava um pouco das 15:00h e elas estavam no maior pique com a gente, topando tudo sem reclamar e confesso, curtindo demais. Por isso seguimos do Belvedere para o Prater. 

Já havia lido em alguns sites e blogs sobre o que fazer em Viena em tão pouco tempo e em um deles achei uma pequena referência ao Prater. Pesquisando mais descobri que o Prater foi inaugurado em 1766 com um parque de passeios junto com um parque de diversões. Era usado pela realeza com passeio de gôndolas e caça, e também pelos trabalhadores que iam para lá descansar. Em 1897 foi construída sua roda gigante que virou o símbolo do Prater e que sobreviveu a duas guerras e a um incêndio que destruiu suas cabines. Seus reparos sempre foram feitos e o fato é que ainda hoje ela está lá.

Nem preciso dizer a felicidade delas quando perceberam que íamos a um parque de diversões.

Chegando lá fomos direto pra roda gigante.. Logo na entrada há uma exposição com a história da roda gigante e do parque em cabines antigas com maquetes e posteres.  Diferente das outras rodas gigantes, você entra numa cabine de madeira com um banco central onde cabem cerca de 10 pessoas e ainda tem algumas que são alugadas para festas, todas lindamente decoradas.


O Prater e sua famosa roda gigante


... e que vista!!

Mas o parque não se resume só a isso. As crianças e nós também ficamos fascinados com as tantas atrações que o parque tem. Só trem fantasmas eram 3. Casa mal assombrada, labirinto de espelhos, montanhas russas (sendo que 3 eram aquáticas e em uma você ia deitado de barriga pra baixo preso aos trilhos pelas costas), uma espécie de chapéu mexicano que girava nas nuvens e mais um tanto de outras coisas. Uma loucura.



O brinquedo mais radical do parque

O maior algodão doce do mundo!

Meninas muuuitooo felizes

Já eram 19:00hs e ainda não tínhamos almoçado. Seguimos de lá de  Hop on Hop off.  No caminho passamos pelos quarteirões de museus (Viena tem inúmeros museus e todos muito interessantes) e seguimos para o Rathas Plaus onde acontecia o festival cultural com comidinhas e apresentações, mas as crianças já estavam cansadas de tanto andar e o festival estava cheio, então acabamos optando por um restaurante no estilo café vienense bem em frente que fica no térreo do prédio do Theater Tribune. O espaço é lindo com aqueles deliciosos varandões característicos dos cafés vienenses e cujo espaço é disputado no verão. Já havíamos pesquisado anteriormente sobre comidas nas cidades que iríamos visitar e para Viena o escolhido era o Schnitzel que é um filé de vitelo a milanesa geralmente servido com batatas cozidas, rodelas de limão siciliano e saldas de folhas. Foi nossa escolha e estava... DELÍCIOSO!! O nosso ainda veio com um molho de groselha. Para beber as meninas escolheram um suco de limão cor de rosa - são meninas!! - e de sobremesa uma fatia de torta mousse e outra de torta sacher. Escolhemos o Restaurant Café Landtmann que existe desde 1873. - Recomendo!!

O delicioso Schnitzel 

Limonada cor de rosa

Torta mousse dechocolate
Hora de descansar e recarregar as energias.

Dia 2:

Como o dia era mais curto, já que  viajaríamos no final da tarde, fizemos os passeios mais perto de onde estávamos.

Primeira visita foi a Stephansdon, que é a catedral gótica de Santo Estevão  e símbolo de Viena. Além disso fica quase em frente ao hotel onde estávamos.

Stephansdon
De lá seguimos pela rua em direção ao Parlamento passando em frente do Ratha Plaus.



O Parlamento é magnífico e atrai um monte de turistas. Não tem como passar desapercebido com suas belas colunas e o belo chafariz.

O Parlamento



Bem de frente a ele está o Volksgarten. Atravessamos esse parques para ir ao Hofburg, sede do governo austríaco que abriga inúmeros passeios como o da biblioteca e os aposentos reais também conhecidos como museu da Sissi.

O Volksgarten é um jardim encantador, desses que parecem saídos de um catálogo. Fiquei encantada com a variedade de rosas, mas confesso que foram as lavandas que me fizeram suspirar.



As perfumadas lavandas

Rosas...

... rosas...

...  e mais rosas


Chegando ao Hofburg fomos direto ao museu da Sissi, já que havíamos prometido as meninas visitar a casa de uma princesa de verdade, mas antes demos uma passadinha pela Hofburgkapelle, a capela imperial utilizada por ela. O museu da Sissi é lindíssimo e as meninas ficaram encantadas. Uma pena que não se pode fotografar. Conta a história da princesa desde menina, o casamento, sua vida na corte, seus filhos e de sua morte. Tem em exposição belíssimas e muitas peças de roupas dela, inúmeras fotografias e até o quarto com a aparelhagem de ginástica dela. Sissi era extremamente focada em manter seu corpo magro e firme, chegando a passar períodos longos de jejum para obter isso. A cintura dos vestidos eram tão pequenas que assusta quando pensamos em uma mulher madura mãe de quatro filhos. Ela ia se adaptar muito bem aos das de hoje.

Hofburg
De lá seguimos para o almoço e ainda conseguimos tempo para as meninas brincarem na pracinha antes de seguirmos para nosso próximo destino: Györ.



Nenhum comentário:

Postar um comentário