10 de março de 2012

Hummm!!

Se tem uma torta pela qual sou apaixonada e só encontro aqui em Salvador é a Torta Búlgara. Ela está presente em quase todos os restaurantes e docerias da cidade e apesar do nome, parece que a invenção é mesma baiana. O diferencial dela está na textura que parece a de um bolo solado mas que flutua na boca. Tem uma aparência pesada mais ao mesmo tempo é leve. Quem já experimentou sabe o quão incrível essa torta pode ser. Difícil não resistir a essa tentação, ainda mais se acompanhada de sorvete ou chantilly ou ainda de um creme azedo que contraste com sua cor e sabor.

Já tentei inúmeras receitas mas hoje encontrei e fiz a mais incrível delas que foi adaptada pela Katita dona do blog Pitéu - Cozinha Afetiva. Aproveita pra passar por lá e ver como é gostoso o blog dela. Clica AQUI!! Fiz exatamente como ela falou e ficou perfeita, acertei de primeira. Então não se afobem e divirtam-se!

Vamos a receita da mais soteropolitana das tortas:

Torta Búlgara da Katita:

300g de chocolate em pó - aconselho chocolate MESMO e não achocolatado
200g de manteiga (pode ser com sal mesmo)
6 gemas peneiradas
250g de açúcar.

1- Aqueça o forno em 200°C
2 - Coloque uma panela grande com água para ferver, para ser usda no banho maria.
3 - Em uma panela menor, coloque o chocolate e a manteiga e leve ao fogo médio,, sem parar de mexer, até que tudo se derreta e fique homogêneo. Retire do fogo.
4 - Com a panela fora do fogo, misture as gemas e o açúcar até que tudo fique incorpado.
5 - Coloque a mistura em banho maria, sem parar de mexer, até que a massa fique brilhante e bem homogêneo, pouco mais de 5 minutos.
6- Coloque então a massa numa forma untada e leve ao forno em banho maria. Eu usei uma forma de cerca de 25cm de diâmetro e levou 1 hora para assar.

Creme azedo: Misture 200mL de creme de leite freco ou sem soro (usei o de caixinha e ficou ótimo.) com o suco de 1/2 limão e uma pitadinha mínima de sal. Misture bem e leve a geladeira. O ideal é servir depois de no mínimo 30 minutos de refrigeração para dar firmeza.

Olha só o resultado:


e

mais um pouco de maldade:


Quem quer um pedaço??

Ahh.. não sabe o que fazer com as claras?? Olha aqui!!

Katita, obrigado mais uma vez por dividir essa receita incrível!!

Bom final de semana!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário